Com o mandamento de Mateus 16.24 em mente - "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" - eles começaram a - refletir e a discutir sobre como responderiam ao chamado do Senhor. Nesse processo, alguém sugeriu que todos morassem juntos numa mesma casa, partilhando todos os gastos, com o objetivo de poupar dinheiro e se preparar para o trabalho missionário. 0 grupo encontrou uma casa de 14 quartos numa tranqüila vizinhança ao sul de Minneapolis. Todos venderam suas casas e, em 1945, apenas um ano depois da visão de enviar 100 missionários, as cinco famílias se mudaram para o local. Com a mudança foi fundada a "Comunidade Betânia", formada por Ted e Lucile Hegre, Rich e Carol Dahlen, Morry e Bettye Johnson, Duane e Vig Lovestrand, Halyard e Helen Strand, e seus respectivos filhos, um total de 14 crianças. A média de idade dos casais era de 30 anos.
Com o passar do tempo, diversas pessoas foram se juntando à Comunidade. Em 1946, o número de membros era tão grande que eles se viram obrigados a procurar instalações maiores. Em 23 de maio daquele ano, a Comunidade Betânia comprou um sítio de 57 alqueires, localizado em Blomington, nas cercanias de Minneapolis, e ali construiu dois prédios. Em 1948, a Comunidade se mudou para Blomington, onde se localiza o centro de operações da Betânia até os dias de hoje.
A vida em comunidade proporcionou a eles vivenciar alguns problemas que ocorrem no campo missionário. Todos consideravam que aquela experiência era um importante teste. Eles finalmente chegaram à conclusão de que, para se realizar a vontade de Deus, é necessário se entregar por completo, abrir mão de todos os direitos pessoais em prol da obra do Senhor.
E não podemos falar da Missão Betânia sem falar de seu fundador, Ted Hegre. O trabalho desenvolvido pela Betânia ao redor do mundo é, na verdade, o cumprimento de uma visão que Deus deu a ele, enquanto orava.
Em 16 de abril de 1943, Ted Hegre fundou a Capela Betânia (Bethany Chapel) com um grupo que somava 16 membros. Em agosto de 1944, foi ordenado pastor.
Numa tarde de domingo desse mesmo ano, enquanto orava, Ted recebeu uma visão do Senhor. A visão desafiava a Capela Betânia a enviar missionários para o mundo. 0 que lhe veio à mente foi um total de 100 pessoas. A missão parecia impossível, já que os integrantes da Capela Betânia somavam pouco mais do que um décimo desse número. Embora temeroso, Ted compartilhou a visão com 'a comunidade que, para sua surpresa, aceitou a missão como dada pelo Senhor, passando a trabalhar diligentemente para o seu cumprimento. A partir de então, vários missionários foram convidados para falar na Capela Betânia. Através desses testemunhos, cinco famílias da comunidade se sentiram vocacionadas e se consagraram para missões.
Três anos depois, um grupo, de três casais, Rick e Karen Craven, Willy e Judy Harder, e Paul e Joanne McKaughan, foram enviados ao Brasil. À medida que o trabalho desses pioneiros progredia, aumentava também o sentimento de que Deus estava encaminhando a. Comunidade Betânia para iniciar o seu próprio ministério. Então, em 1963, quando da primeira visita de Ted e sua esposa ao nosso país, foi tomada a decisão de fundar a Betânia do Brasil. 0 objetivo da missão seria treinar pastores e evangelistas brasileiros para que ministrassem ao seu próprio povo. Em 17 de fevereiro de 1964, por fim, foi inaugurada a Missão Betânia do Brasil. Os anos seguintes testemunhariam as grandes realizações desse ministério.
0 Brasil, em meados dos anos 60, começava a experimentar um grande avivamento espiritual, uma renovação carismática que deixaria marcas indeléveis no protestantismo nacional. No centro desse movimento estava a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Um grupo da Betânia se mudou para essa cidade com o objetivo de, aprender a língua portuguesa e acabou se envolvendo em uma igreja que era o coração do avivamento na capital. Com essa experiência, eles perceberam a necessidade de se produzir uma literatura que alimentasse o avivamento e que, principalmente, estabelecesse parâmetros bíblicos para o movimento. Para esse fim, em 1964, apenas três anos após a chegada dos primeiros missionários da Betânia ao Brasil, foi fundada a Editora Betânia, com a missão de produzir literatura de qualidade a um -preço baixo e acessível. A Editora seria fortemente comprometida com o avivamento espiritual e com a doutrina bíblica.
Poucos meses após a adoção da visão dada a Ted Hegre, as duas primeiras missionárias da Comunidade, Marie Pessoa e' Valborg Esping, foram enviadas para Guiné Bissau -através da WEC Internacional, com o apoio da Capela Betânia. Esse episódio fez com que se fortalecesse, entre os membros da Comunidade, a convicção de que todos eram chamados a pregar o evangelho a todas as nações. A pergunta fundamental deveria ser: "Onde eu me encaixo?" A Comunidade Betânia já havia definido que o treinamento, o envio e o sustento de missionários seria a sua principal tarefa. Sendo assim, em 1948, foi fundado um centro de treinamento de missionários em Blomington. A primeira turma foi de apenas 10 alunos, mas, durante a década que se seguiu, vários missionários se graduariam ali e seriam enviados às mais diversas nações.
A Comunidade Betânia cada vez mais se destacava quando o assunto era missões. Diante disso, muitos passaram a especular sobre quando a Betânia fundaria sua própria agência missionária. Essa oportunidade surgiu em 1959, como fruto de um projeto inovador de Morry Sand, um pastor de Minneapolis. Ele havia fundado a Missão Colaboradores, uma missão que se dedicava a desenvolver missões auto-sustentáveis para a disseminação do evangelho no Brasil.
Dave Renich foi o fundador da Editora. Há muito ele tinha a visão de publicar no Brasil uma versão em português da revista da Betânia nos Estados Unidos. Dave foi o responsável pela publicação da revista que seria um marco na história da Betânia no Brasil. Em 1965, sala o primeiro exemplar da Mensagem da Cruz, uma revista devocional profundamente comprometida com os valores do Reino.
Em 1967, dois anos, após o lançamento da Mensagem da Cruz, a Editora Betânia começou a produzir um currículo de estudos bíblicos, denominado Luz do Evangelho, que viria a ser distribuído para todo q país e até além, chegando a ser utilizado por escolas dominicais em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Vários foram os livros publicados pela Editora Betânia. Alguns deles se tornaram verdadeiros clássicos e marcaram gerações desde o seu lançamento.
Um exemplo é A Cruz e o Punhal, lançado ainda no início da década de 70, que inspirou muitos cristãos a iniciarem trabalhos de recuperação para jovens dominados pelas drogas. Além desse, podemos citar outros, como Mananciais nos Deserto, O Contrabandista de Deus e O Ato Conjugal. Através de livros como .esses e, em especial, da Mensagem da Cruz, milhares de pessoas foram tocadas pelo Senhor e desafiadas a assumir um compromisso com o reino de Deus.
Trabalhadores brasileiros foram se juntando aos missionários e, dessa forma, assumindo o lugar dos missionários que, retomavam ao país de origem. Um desses, o Sr. Carlos Paiva, treinado nos seminários da própria Betânia, assumiu a presidência da Missão Evangélica Betânia em meados dos anos 90, cargo que ocupa até hoje.
Atualmente, além do seminário em Altônia, a Missão Betânia possui seminários em Petrolina (Seminário Evangélico Betânia, SEB) e Curitiba., (Seminário Betânia Curitiba, SEMIBC); a Editora Betânia, em Belo Horizonte; e duas livrarias, uma na cidade do Rio de Janeiro e outra em Curitiba.
Através desses longos anos, o Senhor tem guiado o ministério da Betânia do Brasil. A visão que Deus deu a Ted Hegre, na tarde de um domingo de 1944, continua forte no coração de todos os que cooperam com os trabalhos da Missão ,Evangélica Betânia no país. A ênfase ainda é a mesma: treinar pessoas para a obra de Deus, produzir uma literatura que edifique os cristãos e comprometer-se com missões, levando a boa-nova do evangelho a todas ,as nações do planeta. Que essa seja sempre a nossa visão. Amém.
PS.: A visão "impossível" de Ted Hegre a respeito do envio de 100 pessoas se cumpriu. Em 1974, a Betânia enviou seu centésimo missionário. Hegre viveu para poder glorificar o Senhor ' por esse grande feito. Ele faleceu dez anos depois, em 1984, enquanto trabalhava, na Missão, em Singapura.
3 comentários:
9 de junho de 2009 às 04:53
Bom dia Amado Irmão Jonatas...estou chorando enquanto escrevo estas palavras à vc. Porque? Não sei te explicar, mas sei que o Espirito que nos liga, o Amor que nos interliga e acimenta, está neste momento me quebrantando enquanto vizualiso seu blog. Acredito que porque acabo de conhecer um irmão que tem sido levado por caminhos identicos e parecidos que o meu, que os nossos irmãos aqui em guarulhos, rio de janeiro e diversos lugares desta nação.
Procurando no google por "Jesus, Beautiful Savior (Psalm 27) - Cory Asbury lyrics" cheguei ao teu blog. Estava procurando a letra pois enquanto andava do ponto ao trabalho agora pela manha ouvindo no celular esta linda adoração em forma musical ao Senhor, meu coração derretia e quis muito saber a letra, mais o Espirito me preparou uma surpresa maior, e conheci o seu blog. Creio neste instante enquanto escrevo que o que estou sentindo é algo relacionado a identidade entre irmãos. Estou te passando meu e-mail e fico no aguardo de uma resposta sua.. estou curioso em saber o que o Espirito quis dizer com a intensa presença dEle que senti ao vizualizar seu blog e enxergar nele tudo de que temos meditado, lido, ouvido aqui ha quilometros de distancia..
Que o refrigério do Espirito Santo, o Amor e Graça de nosso Pai em Cristo Jesus transborde o seu coração neste dia e sempre!
Thiago Alencar
São Paulo/SP
email pessoal:
thiago.alencar@filhosdezadoque.com.br
msn:
matrix3d2d@msn.com
blog da comunidade/ministério/familia:
http://www.filhosdezadoque.com.br
...
[]s
9 de junho de 2009 às 09:54
hey meu irmão querido
nunca tinha entrado no seu blog
cara está muito bom hein
muito legal entrarei com mais frequencia
rsrsrsrsrs
13 de fevereiro de 2010 às 15:56
Muito bom este texto com a história da Betania. Qual fonte você usou? Você é da Igreja Betania?
merson26@gmail.com
Postar um comentário